Acessibilidade / Reportar erro

CARACTERÍSTICAS DA FORÇA MUSCULAR ISOCINÉTICA DAS ARTICULAÇÕES DOS MEMBROS INFERIORES DOS SALTADORES DE SALTO EM DISTÂNCIA

RESUMO

Introdução:

A força conjunta dos membros inferiores desempenha um papel decisivo na capacidade competitiva nos saltadores de salto em distância. O treinamento de força especial baseado na ciência e direcionado para a força das articulações dos membros inferiores é um tópico essencial para os saltadores.

Objetivo:

Analisar as características de força muscular isocinética das articulações dos membros inferiores em saltadores de salto em distância.

Métodos:

Saltadores voluntários foram submetidos à testes de contração concêntrica isocinética dos membros inferiores e articulação do quadril. Efetuou-se também a análise do efeito do treinamento de força na lesão das articulações dos membros inferiores.

Resultados:

Os músculos dos joelhos dos atletas têm uma contratilidade excêntrica reduzida. O tornozelo dos atletas possui a articulação mais vulnerável a lesões no esporte.

Conclusão:

A força de explosão e a capacidade de contração excêntrica dos músculos extensores dos membros inferiores dos saltadores de salto longo têm o impacto mais significativo no empuxo das articulações e na velocidade de extensão. Os atletas precisam de treinamento de força muscular para desenvolver a força muscular isocinética. Isto pode efetivamente evitar lesões nos movimentos das extremidades inferiores das articulações. Os resultados da pesquisa deste trabalho podem fornecer uma base teórica específica para a formulação do treinamento científico para os saltadores de salto longo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Atleta; Articulação do Tornozelo; Força Muscular; Esportes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br