Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTO DO TREINO DE FORÇA NO CORE EM JOVENS PRATICANTES DE ARREMESSO DE DARDOS

RESUMO

Introdução

Pesquisas recentes sobre o treino de força no core de jovens atletas são vagas e inconclusivas. A ausência da total compreensão sobre a relevância dos programas de treinamento no core ainda mantém alguns treinadores receosos na prática de seu treino.

Objetivo

Explorar o impacto do treino de força no core sobre a aptidão física e a capacidade esportiva de jovens atletas.

Métodos

Jovens atletas da equipe de arremesso de dardos passaram por um protocolo de fortalecimento do core, bissemanal por 16 semanas. As alterações biomecânicas foram adquiridas por análise cinemática biomecânica e os dados indexadores foram trabalhados estatisticamente.

Resultados

O treinamento da força central desenvolveu o latíssimo do dorso, os músculos oblíquos externos, os espinhais eretos e os músculos extensores do quadril dos atletas, além de aprimorar a estabilidade no movimento da coluna vertebral (P<0,05).

Conclusão

O treino de força do core tem um efeito significativo sobre o desenvolvimento de habilidades específicas nos atletas de arremesso de dardos. O treino demonstrou aumentar o interesse dos atletas pela prática esportiva. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação de resultados.

Treinamento de Força; Atletismo; Esportes; Atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br