Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DA MARCHA ATLÉTICA SOBRE A RESISTÊNCIA FÍSICA DOS ATLETAS

RESUMO

Introdução

A marcha atlética é uma prova de resistência física. Este esporte tem um longo tempo de competição e uma alta intensidade de carga. O movimento contínuo dos músculos a longo prazo é a característica mais proeminente deste esporte. Força e resistência são fatores físicos essenciais que determinam o desempenho dos corredores que a praticam. A resistência física é um indicador essencial para avaliar o nível de treinamento físico na marcha atlética.

Objetivo

Este estudo tem como objetivo analisar o efeito do treinamento de resistência sobre a aptidão física e o desempenho em competição dos praticantes de marcha atlética.

Métodos

Este trabalho seleciona quatro atletas como o objeto de pesquisa. Os esportistas passam por um mês de treinamento de resistência. Os atletas registraram seus indicadores fisiológicos e bioquímicos antes e depois do treinamento de resistência. Em seguida, foi utilizado o método de estatística matemática para analisar seus indicadores fisiológicos e bioquímicos.

Resultados

Os níveis de hemoglobina nas últimas três semanas de treinamento de resistência foram significativamente maiores do que os da primeira semana (P<0,01). Durante o treinamento de resistência, o pico da ureia sanguínea matinal dos atletas apareceu no primeiro teste depois de ter ido para altitude alta (P<0,05).

Conclusão

O treinamento de resistência pode melhorar a aptidão física dos praticantes de marcha atlética. O treinamento de resistência estimula efetivamente o sistema sanguíneo dos esportistas por pelo menos duas semanas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Marcha; Atletas; Treino Aeróbico; Monitoramento Biológico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br