Acessibilidade / Reportar erro

REPERCURSSÕES DO TREINO DE RESISTÊNCIA DO CORE SOBRE O DESEMPENHO DOS JOGADORES DE FUTEBOL

RESUMO

Introdução:

Jogadores de futebol são atletas que necessitam desenvolver características avançadas de força e velocidade. O treinamento de resistência da musculatura envolvida no core é uma nova teoria de treinamento aplicável aos esportes modernos que vem ganhando destaque devido aos surpreendentes resultados. É de grande valor para os pesquisadores integrar os pontos fortes do fortalecimento do core no treinamento de futebol, aprimorar seus protocolos e compensar as suas limitações.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre o treinamento de resistência do core e o condicionamento físico em jogadores de futebol. Ao mesmo tempo, este artigo discute a influência das características de força muscular do core no desempenho físico dos atletas.

Métodos:

Este artigo seleciona jogadores avançados de futebol como objetos de pesquisa. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos (grupos de controle e experimental). O grupo experimental recebeu treinamento de força muscular principal, enquanto o grupo controle recebeu treinamento diário. Este artigo analisou as características de força muscular dos dois grupos de voluntários. Em seguida, este artigo conduz uma análise estatística e matemática dos dados do nível de força muscular em dois grupos de atletas.

Resultados:

O grupo experimental apresentou diferenças significativas nos flexores bilaterais da articulação do quadril e tornozelo após o treinamento de resistência muscular do core (P<0,01). O momento de pico relativo de flexão e extensão do quadril esquerdo mostrou-se menor do que o do quadril direito, fator justificado pelo princípio de lateralidade motora predominante sobre os jogadores. A força muscular das articulações do joelho esquerdo e tornozelo foi maior que a da direita. Ambos os grupos experimentais e de controle mostraram que a resistência dos flexores do tornozelo era melhor do que os extensores do tornozelo (flexores do dedo do dedo do joelho). Os dados foram muito significativamente diferentes (P<0,01).

Conclusão:

O treinamento de resistência muscular pode ajudar a melhorar o condicionamento físico dos jogadores de futebol. Os atletas podem reforçar o treinamento de resistência do core em seus treinamentos diários. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treino de Resistência; Futebol; Atletas; Esportes; Força muscular

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br