Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO DE GINÁSTICA SOBRE A APTIDÃO FÍSICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS

RESUMO

Introdução:

O objetivo do currículo de educação física é melhorar o nível dos alunos, beneficiando o desenvolvimento da saúde física e mental. Atualmente, o currículo original de educação física não atende às exigências específicas das alunas atuais, necessitando passar por uma nova etapa de reestruturação em seu desenvolvimento.

Objetivo:

Analisar os impactos do treinamento de ginástica sobre a aptidão física das estudantes universitárias.

Métodos:

Selecionou-se 86 estudantes universitárias que elegeram o curso optativo de ginástica. As voluntárias foram divididas em grupo experimental (n=43) e controle (n=43). Enquanto o controle realizava o treinamento básico, o grupo experimental realizou um treinamento de aeróbica segundo um protocolo estabelecido. O experimento de 60 minutos diários, foi realizado duas vezes por semana durante 18 semanas. Dados relacionados à composição corporal e desempenho físico funcional foram coletados antes e após a intervenção e uma análise comparativa foi realizada com software estatístico.

Resultados:

O grupo experimental apresentou ganhos consideráveis, a taxa de gordura corporal diminuiu de 27.99 para 26.25; a capacidade vital aumentou 15.13%; e o desempenho de força máxima em um minuto aumentou 15.02%.

Conclusão:

De acordo com os resultados apresentados, o treinamento de ginástica apresentou efeitos significativos na melhoria da aptidão física das estudantes universitárias. O seu exercício constante também tem o potencial de melhorar o tônus muscular da cintura pélvica e do abdômen. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Ginástica; Aptidão Física; Educação Física e Treinamento; Estudantes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br