Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO DE FORÇA SOBRE A ESTABILIDADE FÍSICA DOS DANÇARINOS

RESUMO

Introdução:

A dança de salão evoluiu de uma parte autodidata simples do folclore para uma dança técnica, performática e artística competitiva, chamada de Dança Padrão Internacional.

Objetivo:

Estudar os efeitos do treinamento de força especial dos membros inferiores sobre a estabilidade física dos dançarinos.

Métodos:

20 voluntários, estudantes de uma universidade especializada em dança, foram divididos em grupo experimental e controle, passando por um treinamento de 30 minutos diários, 3 vezes por semana, em 3 meses. O grupo controle seguiu com o treino cotidiano enquanto ao experimental foi adicionado um treinamento especial de força dos membros inferiores. Os dados físicos relevantes aferidos antes e após a intervenção passaram por análise estatística.

Resultados:

Em comparação com o grupo controle, houve uma diferença significativa nos esportistas do grupo experimental (P<0,05). A força dos membros inferiores e as habilidades especiais do grupo experimental foram significativamente aprimoradas.

Conclusão:

O protocolo de treinamento de força de membros inferiores executado apresentou um efeito significativo na melhora da força muscular dos dançarinos, aumentando proporcionalmente a estabilidade das técnicas esportivas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treinamento de Força; Extremidade Inferior; Dança

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br