Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTOS DO EXERCÍCIO AERÓBICO NA SAÚDE CARDIOVASCULAR DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução

A doença cardiovascular (DCV) é uma das principais doenças que colocam seriamente em risco a saúde humana. A DCV em muitos adultos começa na adolescência e até mesmo na infância. A saúde cardiovascular dos estudantes universitários na China não pode ser ignorada.

Objetivo

Verificar os impactos do exercício aeróbico (APA) sobre a saúde cardiovascular dos estudantes universitários.

Métodos

O artigo usa o método bibliográfico para explorar o papel de promoção da saúde do exercício aeróbico em oposição e melhoria da DCV. Também o método de exercício APA de melhorar efetivamente a aptidão cardiopulmonar (CRF) para prevenir e melhorar a DCV. Os resultados mostraram que a APA pode melhorar a microcirculação ao aumentar a reatividade microvascular.

Resultados

O fluxo de sangue coronariano em adultos saudáveis é apenas 8% a 9% do sangramento cardíaco, enquanto o fluxo de sangue coronariano aumenta em 40% e a ingestão de oxigênio em 2-2,5 vezes. O exercício aeróbico pode melhorar a sensibilidade insulínica e reduzir o risco de DCV. Alguns fatores de risco relacionados à disfunção endotelial vascular, tais como hipertensão, aterosclerose e doença arterial coronária, são frequentemente acompanhados pelo fenômeno de resistência à insulina na indução da DCV, enquanto a melhora da IR pode desempenhar um papel eficaz na prevenção e tratamento da DCV.

Conclusão

A APA pode reduzir e suprimir a ocorrência e o desenvolvimento de fatores de risco de DCV, tais como aterosclerose, hipertensão, hiperlipidemia, hiperglicemia e obesidade, distúrbio microecológico intestinal, além de reduzir os danos oxidativos radicais livres e a apoptose, melhorando a sensibilidade insulínica das células endoteliais vasculares, inibindo a reação inflamatória, melhorando a função mitocondrial dos cardiomiócitos, reduzindo o índice de massa corporal e a obesidade e mantendo o equilíbrio microecológico intestinal e melhorando a função endotelial vascular e reduzindo a DCV, como o infarto do miocárdio. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Treino Aeróbico; Doenças Cardiovasculares; Promoção da Saúde; Estudantes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br