RESUMO
Introdução
O método de treinamento funcional tem sido vastamente adotado como treinamento principal por equipes esportivas nacionais e estrangeiras, devido aos bons resultados alcançados na melhoria da aptidão física e das habilidades esportivas. Contudo, ainda há lacunas sobre a sua intervenção em estudantes sedentários.
Objetivo
Explorar o efeito do treinamento da função física na capacidade de exercício físico em estudantes universitários sedentários.
Métodos
Foram selecionados entre 120 disciplinas não esportivas, alunos voluntários designados aleatoriamente para grupos experimental e controle. Antes do experimento formal, os indicadores físicos dos dois grupos de estudantes universitários foram mensurados e registrados. Após o experimento, os indicadores físicos dos dois grupos de estudantes universitários foram medidos e registrados novamente, sendo esses dados analisados estatisticamente e discutidos.
Resultados
Após 12 semanas de treinamento sob o protocolo de intervenção prescrito, os resultados dos testes dos dois grupos de sujeitos em triagem de movimento funcional foram elevados. Conclui-se que não há diferença significativa entre o treinamento físico tradicional e o treinamento funcional sobre a altura, peso e índice de massa corporal dos estudantes universitários sedentários.
Conclusão
O treinamento funcional pode melhorar a qualidade física dos estudantes universitários, melhorar sua capacidade de exercício físico e desempenhar um papel ativo na prevenção de lesões esportivas, não representando diferenças estatísticas para aqueles que o praticam esporadicamente. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Exercício Físico; Desempenho Físico Funcional; Lesões Esportivas; Índice de Massa Corporal