Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO FíSICO SOBRE A VELOCIDADE DOS CICLISTAS

RESUMO

Introdução

O ciclismo é um esporte de competição e tem altas exigências para os próprios atletas, tais como o uso versátil de habilidades, aptidão física e explosividade.

Objetivo

Aumentar a resistência de velocidade específica dos atletas.

Métodos

Catorze proeminentes ciclistas masculinos de curta distância foram divididos em um grupo de número constante de ciclistas (grupo CG, n=7) e um grupo de número decrescente de ciclistas (grupo DG, n=7), submetidos a um protocolo de treinamento físico.

Resultados

Os picos de atividade e média de resistência sofrem uma melhoria nos dois grupos de atletas, períodos de repouso melhoraram significativamente em comparação com os anteriores, a desaceleração diminuiu 12,2% e 14,6% nos grupos CG e DG, respectivamente, imediatamente após o final do período de repouso. A latência diminuiu significativamente em ambos os grupos (P<0,05).

Conclusão

Em comparação com o programa com o mesmo número de pedaladas, a carga de treinamento no estágio baseado no programa piloto com o número decrescente de pedaladas foi maior, o efeito do treinamento foi mais significativo na melhoria da potência de pico, na capacidade de manutenção de potência de 1 km total e no limiar anaeróbico. A relação do fornecimento de energia do metabolismo aeróbico durante o exercício com intensidade acima da intensidade também foi aprimorada. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores
Educação Física e Treinamento; Exercício Físico; Atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br