RESUMO
Introdução:
Entre os benefícios da ginástica aeróbica conhecidos estão a flexibilidade, aprimoramento da coordenação motora, perda de peso, e a melhora no equilíbrio. A capacidade de equilíbrio é muito importante para os estudantes de aeróbica e acredita-se que a introdução de um protocolo complementar possa trazer maiores benefícios no desempenho de seus praticantes.
Objetivo:
Explorar os efeitos do treinamento de equilíbrio em estudantes universitários praticantes de aeróbica.
Métodos:
Uma experiência de 9 semanas foi realizada empregando 100 estudantes universitários de aeróbica, os voluntários foram divididos em dois grupos sem diferenças estatísticas. Ao grupo experimental foi adicionado um treino de equilíbrio, enquanto o grupo de controle permaneceu com a prática de ensino cotidiana.
Resultados:
A pontuação no push-up elevou-se de 2,27±0.45 para 2,73±0,46, a pontuação da rotação corporal foi de 1,87±0,35 para 2,40±0,51, e a pontuação em agachamento foi de 2,53±0,52 para 3,03±0,30. Enquanto a habilidade aeróbica dos estudantes universitários no grupo experimental foi efetivamente aperfeiçoada, não foram observadas alterações significativas nos dados do grupo de controle.
Conclusão:
O treinamento de equilíbrio pode efetivamente melhorar a habilidade dos estudantes universitários, conduzindo à melhoria do processo de ensino de aeróbica para universitários. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Educação Física e Treinamento; Ginástica; Equilíbrio Postural; Estudantes