RESUMO
Introdução:
O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas que aparece na infância. As principais manifestações são desatenção, hiperatividade e impulso emocional. Muitas vezes é acompanhado por deficiências cognitivas e dificuldades de aprendizagem que afetam seriamente a vida, as funções acadêmicas e sociais das crianças.
Objetivo:
Explorar os impactos da prática do futebol sobre a função executiva em meninos com TDAH.
Métodos:
Os meninos foram selecionados entre os alunos da primeira e segunda séries de uma escola primária pública. Eles foram divididos aleatoriamente em grupo experimental e grupo de controle, e 8 meninos do grupo de controle foram recrutados de acordo com a diferença de idade inferior a meio ano. Todas as crianças participavam de várias atividades esportivas escolares, e ao grupo experimental foi somada a prática do futebol durante 6 semanas.
Resultados:
Não houve diferença significativa na subfunção cognitiva entre o grupo de atividade futebolística, o grupo de atividade de ensino de educação física convencional e o grupo de controle; porém a interação entre os fatores de tempo e fatores de grupo revelou-se significativa P(4142) = 6,296, F< 0,01, pode-se entender que o efeito do fator tempo sobre a flexibilidade cognitiva varia com os diferentes grupos.
Conclusão:
a intervenção de seis semanas de prática de futebol pode melhorar a função executiva dos meninos de 6-8 anos de idade com TDAH, especialmente o controle da inibição e a flexibilidade cognitiva, mas não representa efeito significativo sobre a memória. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Futebol; Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; Função Executiva