Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM ELETROENCEFALOGRAMAS E PERFUSÃO SANGUÍNEA MICROCIRCULATÓRIA DE ESTUDANTES NO ENSINO DE FISIOLOGIA DO ESPORTE

RESUMO

Introdução

Aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas (PBL) ao ensino da fisiologia do esporte.

Objetivos

Este estudo explorou o mecanismo do método PBL para ampliar o interesse e a eficácia da aprendizagem dos estudantes.

Métodos

Vinte estudantes do sexo masculino da Faculdade de Educação Física da Universidade Hubei Minzu foram divididos randomicamente em um grupo PBL (10) e um grupo de método de ensino tradicional (TTM). Durante o teste, os participantes do grupo TTM ficaram sentados e em silêncio ouvindo o professor experiente, enquanto os do grupo PBL ficaram sentados e participaram de uma discussão em grupo de 20 minutos de acordo com a orientação do mesmo professor. A pressão parcial do oxigênio transcutâneo (TcPO2), a perfusão sanguínea microcirculatória (MPB) e a potência das bandas alfa e beta foram monitoradas no início e durante o teste.

Resultados

A média do escore do questionário do grupo PBL foi significativamente maior do que a do grupo TTM. No grupo PBL, o poder alfa dos estudantes diminuiu em termos estatísticos nos canais F3, T3, P3 e O1 e o poder beta dos estudantes aumentou nos canais F7, F3, T3, C3, P3 e O1 em comparação com os valores basais.

Conclusão

O PBL pode ser um mecanismo eficaz de aprendizagem, uma vez que os estudantes ficam ativamente engajados no ensino da fisiologia do esporte. Nível de Evidência I; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Método de ensino; Eletroencefalograma; Microcirculação

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br