Acessibilidade / Reportar erro

LESÕES MUSCULARES E TREINAMENTO DE RECUPERAÇÃO EM VELOCISTAS UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução

O velocismo é um esporte extremamente explosivo, e métodos de treinamento inadequados podem causar danos musculares irreversíveis.

Objetivo

Explorar os tipos de lesões esportivas, os principais locais, os principais fatores que afetam os resultados do treinamento físico e os principais fatores que afetam a recuperação das lesões musculares dos velocistas em faculdades e universidades, propondo medidas preventivas.

Métodos

Tomando 174 velocistas universitários como objeto de pesquisa, analisou-se as condições relacionadas à lesão muscular e ao treinamento físico dos velocistas, utilizando investigação de campo, levantamento de questionários e estatísticas matemáticas. Pesquisou-se os tipos de lesão esportiva, os principais locais, os principais fatores que afetam os resultados do treinamento físico e os principais fatores que afetam a recuperação da lesão muscular dos velocistas universitários.

Resultados

Entre os 174 atletas pesquisados, 47,7% apresentaram lesões esportivas de diferentes graus, e 52,3% não tiveram lesões esportivas. Diferentes métodos de treinamento físico, tempo de treinamento, níveis de treinamento e treinamento negligente de fadiga podem afetar os resultados do treinamento físico.

Conclusão

Os velocistas universitários devem melhorar sua consciência de segurança, dar importância às atividades preparatórias e aos exercícios de flexibilização, otimizar o programa de treinamento de força, usar a fisioterapia e a terapia de exercícios para promover a recuperação de lesões musculares. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Lesões esportivas; Aptidão Física; Fadiga; Educação Física e Treinamento

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br