RESUMO
Introdução
Passar e servir são as táticas mais diretas e eficientes de marcar pontos no voleibol. O recuo dos membros superiores no domínio da bola requer força e explosão muscular onde o efeito do momento angular do corpo acompanha uma ação conjunta e rítmica.
Objetivo
O objetivo deste estudo é analisar a força muscular no movimento dos membros superiores em atletas de voleibol.
Métodos
Vários jogadores de voleibol voluntariaram-se para a pesquisa. Foi analisado o movimento quando o atleta acerta a bola utilizando o recurso de análise cinemática. Também foi analisada a relação entre a força muscular e o movimento da bola.
Resultados
O tecido muscular corporal pode ser efetivamente treinado durante a prática do voleibol. Os movimentos compostos também auxiliam na elasticidade da musculatura abdominal. O estímulo de outros grupos musculares foi observado na participação dos movimentos.
Conclusão
No treinamento moderno de voleibol, os atletas devem fortalecer o treinamento com exercício rápido de balanço dos músculos do tronco para melhorar a capacidade de coordenação dos conjuntos de grupos musculares. Os protocolos apresentados podem auxiliar na melhoria das habilidades e no desempenho dos jogadores. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores
Voleibol; Cinemática; Atletas; Força Muscular