Acessibilidade / Reportar erro

A PANDEMIA DE COVID-19 NÃO AFETOU A REABILITAÇÃO DEPOIS DE RECONSTRUÇÃO DO LCA

RESUMO

Objetivos:

Avaliar os padrões de reabilitação pós-operatória em pacientes submetidos à reconstrução do ligamento cruzado anterior (RLCA) durante a pandemia de COVID-19.

Métodos:

Foi realizado um estudo retrospectivo dos pacientes submetidos a RLCA isolada primária no período de fevereiro de 2019 a julho de 2020 avaliados em dois períodos distintos. O “grupo COVID” representa o período de 1 de fevereiro a 1 de julho 2020, e o “grupo pré-COVID” representa o período equivalente em 2019. Os recursos de reabilitação e o efeito da pandemia de COVID-19 sobre os padrões de reabilitação foram avaliados. Os escores dos resultados dos pacientes foram avaliados com os questionários Lysholm, Tegnes e pelo International Knee Documentation Committee (IKDC). Foram relatados os dados de satisfação subjetiva, complicações pós-operatórias e cirurgias subsequentes.

Resultados:

Em ambos os grupos não foram identificadas diferenças significativas nos dados demográficos, escores funcionais e na satisfação subjetiva, assim como nos padrões de reabilitação. No “grupo COVID”, somente um paciente (4%) reportou participação em fisioterapia “on-line”.

Conclusões:

Os pacientes submetidos à RLCA isolada primária durante a pandemia COVID-19 não apresentaram diferença nos padrões de reabilitação pós-operatória, incluindo duração, extensão e ambiente de treinamento em comparação com pacientes do grupo pré-COVID no ano anterior. Os escores dos resultados dos pacientes, a satisfação subjetiva e as taxas de cirurgia subsequentes não diferiram entre os grupos. Nível de Evidência IV; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
COVID-19; Reconstrução do ligamento cruzado anterior; Fisioterapia; Telerreabilitação

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br