Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DA CORRIDA MODERADA SOBRE A FADIGA MUSCULAR E O EQUILÍBRIO CORPORAL

RESUMO

Introdução:

As alterações da condição muscular na corrida moderada são estudadas segundo suas características próprias no intuito de formular um plano de aptidão física correta. Com uma intensidade de esforço média, estudos sobre a corrida vem demonstrando efeitos positivos sobre o desestresse mental e a coordenação motora.

Objetivo:

Estudar o efeito do treino de corrida moderada sobre a fadiga muscular e o equilíbrio corporal.

Métodos:

Um total de 60 calouros sedentários de uma universidade foram selecionados, incluindo 30 estudantes do sexo masculino e 30 do sexo feminino. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em grupo experimental e grupo de controle. Enquanto o controle realizou atividades esportivas rotineiras, de acordo com o plano de ensino durante a aula de educação física, os alunos do grupo experimental realizaram um protocolo de treinamento de corrida. Os dados foram coletados antes e após a intervenção para comparação e análise estatística.

Resultados:

O teste de passo vestibular alterou-se de 20,56 para 13,87, evidenciando que o treinamento em corrida melhorou significativamente a capacidade de equilíbrio corporal além de propiciar a flexibilidade corporal.

Conclusão:

Combinado às normas curriculares e ao nível de aptidão física exigida dos estudantes, o treinamento em corrida moderada pode ser integrado às aulas de educação física para fomentar a saúde dos estudantes. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Corrida Moderada; Fadiga Muscular; Equilíbrio Postural

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br