Acessibilidade / Reportar erro

QUALIDADE NA SENSIBILIDADE DO EQUILÍBRIO PELAS ARTES MARCIAIS APLICADAS ÀS CRIANÇAS

RESUMO

Introdução:

O treinamento em artes marciais concentra-se na ciência, na metodologia e na prática. As artes marciais são um símbolo de aptidão física. A análise acadêmica da influência do treinamento de artes marciais na saúde física das crianças é de grande importância para a promoção da cultura tradicional chinesa e pode enriquecer os programas de intervenção esportiva para melhorar a saúde física infantil.

Objetivo:

Analisar o efeito do treinamento de qualidade sensitiva no treinamento de equilíbrio das artes marciais em crianças.

Métodos:

Selecionou-se crianças de 8 a 12 anos como objetos de pesquisa. Após repetidas deliberações, foi elaborado e implementado um conjunto de artes marciais infantis. O projeto piloto analisa a importância da qualidade sensitiva na etapa essencial do treinamento das artes marciais infantis.

Resultados:

Após o experimento, houve uma diferença significativa na qualidade do equilíbrio no grupo experimental (p<0,01). Após o experimento, a diferença no sentido de equilíbrio entre os grupos experimental e de controle foi significativa (p<0,01).

Conclusão:

Na fase de treinamento básico das artes marciais infantis, os treinadores devem exigir que os atletas dominem as habilidades básicas das artes marciais de forma mais abrangente. Todas as combinações de movimentos nas artes marciais exigem aptidão física e sensibilidade de equilíbrio abrangentes, incluindo velocidade, flexibilidade e coordenação. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Artes Marciais; Educação Física e Treinamento; Equilíbrio Postural; Esportes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br