Acessibilidade / Reportar erro

RELAÇÕES DE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS NA RESISTÊNCIA E APTIDÃO FÍSICA DOS JOGADORES DE FUTEBOL

RESUMO

Introdução:

Muitos fatores restringem o desenvolvimento da tecnologia do futebol. Sendo a constituição corporal, a qualidade e a função física de um atleta suas garantias essenciais para a realização do desenvolvimento técnico.

Objetivo:

Analisar as relações dos parâmetros bioquímicos na resistência esportiva e na aptidão física dos jogadores de futebol.

Métodos:

Foram coletadas amostras de jogadores voluntários 20 dias antes do jogo, durante o período de ajuste durante o jogo, e na manhã do período de jogo intensivo. Foi utilizado o método de coloração enzimática e imunofluorescência para detecção de hemoglobina.

Resultados:

Os jogadores masculinos de futebol apresentaram uma média de Hb de 15,18 g/dl nos preparativos pré-jogo e caíram para 13,97 g/dl em jogos de alto nível. Esses dados foram estatisticamente significativos (P<0,01).

Conclusão:

O cortisol em jogadores de futebol de alto nível produz rapidamente diversas substâncias estressantes sob o organismo. O teor de açúcar no sangue dos participantes de times de futebol juvenil de elite da China está dentro da faixa de normalidade. As conclusões da pesquisa deste trabalho podem fornecer uma base teórica para a formulação de estratégias de treinamento de futebol. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Futebol; Atletas; Hemoglobinas; Monitores de Aptidão Física

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br