Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO DE SALTO NO REPARO DE LESÕES ÓSSEAS

RESUMO

Introdução:

O salto em distância é um esporte tecnicamente complexo. Sua técnica engloba corrida, saltos e aterrissagem. Tem as características de alta velocidade, ritmo rápido e alta intensidade.

Objetivo:

Estudar o efeito do treinamento de salto à distância no reparo ósseo e na reabilitação da lesão por fadiga humana nos membros inferiores de jovens atletas.

Métodos:

Foi utilizada uma consulta de literatura científica, comparação experimental, estatística matemática e outros métodos de pesquisa para analisar as causas e mecanismos das lesões esportivas em saltadores à distância. Um treinamento excêntrico de contração foi formulado e experimentado na prática.

Resultados:

Após 12 semanas de treinamento de contração excêntrica, a pontuação FMS dos saltadores em salto melhorou, os problemas existentes foram recuperados e o treinamento de contração excêntrica reduziu a probabilidade de lesões esportivas nos saltadores.

Conclusão:

O treinamento de contração excêntrica melhora o desempenho dos jovens atletas no salto em distância, aumenta muito a estabilidade e reduz a probabilidade de futuras lesões esportivas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Educação Física e Treinamento; Esportes; Fraturas de Estresse

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br