RESUMO
Introdução Estudantes universitários representam grande parte dos esportistas amadores na China. Nas práticas esportivas, algumas situações inevitáveis acarretam em lesões físicas que podem afetar seriamente o cotidiano desses alunos. Faz-se necessária a formulação de planos de reabilitação afim de evitar complicações secundárias e agilizar o retorno dos estudantes às suas atividades diárias.
Objetivo Estudar as causas de lesões esportivas e o efeito da reabilitação esportiva no treinamento físico universitário.
Métodos 720 alunos e 25 professores com histórico de lesão esportiva foram selecionados para investigar as causas de lesão esportiva dos alunos por meio de questionário e entrevista. Em seguida, foram selecionados 20 voluntários como objeto de pesquisa. Esses receberam um protocolo de treinamento em reabilitação três vezes por semana, durante 6 semanas. Foram mensurados os sinais EMG dos músculos do ombro e pescoço dos atletas.
Resultados A lesão esportiva é um problema inevitável durante o treinamento físico universitário. Treinar a flexibilidade e estabilidade articular pode efetivamente melhorar os sinais EMG de superfície na área adjacente à articulação, de modo a melhorar a força muscular e o nível de amplitude articular.
Conclusão Os alunos devem realizar conscientemente treinamento de reabilitação sob orientação profissional, além de receberem instrução plena sobre os procedimentos da reabilitação esportiva, envolvendo uma combinação de recuperação física e psicológica. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Educação Superior; Educação Física e Treinamento; Lesões Esportivas