Acessibilidade / Reportar erro

APLICAÇÃO DO TREINAMENTO ESPORTIVO EM ATLETISMO DE CAMPO PARA UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução

Houve um atraso na China para a implementação do treino físico atlético, muitas vezes optando por movimentos técnicos e repetitivos em seu método de ensino, resultando num modelo didático insatisfatório.

Objetivo

Inovar a tecnologia de treinamento físico do ensino de atletismo em faculdades e universidades.

Métodos

80 alunos em duas aulas de esportes de atletismo de Faculdades e universidades foram submetidos à duas aulas semanais de atletismo com duração de 60 minutos, este artigo mediu e coletou os dados antes e após a bateria de exercícios, comparando os resultados pertinentes à aptidão física do grupo. Todo o treinamento durou oito semanas. Após este período, os índices relevantes foram medidos novamente, classificados e comparados.

Resultados

A pesquisa mostra que o treinamento físico pode melhorar o desempenho atlético dos alunos em diferentes séries, e o efeito de ganho esportivo em alunos com menor desempenho inicial é mais significativo. Ao mesmo tempo, o fortalecimento do treinamento físico pode melhorar efetivamente o desempenho basal do atletismo e reduzir a ocorrência de lesões esportivas, garantindo a segurança dos esportes experenciados.

Conclusão

O treinamento físico pode promover rendimento positivo nos esportes de atletismo, merecendo mais pesquisas afim de popularizar a implementação do treinamento esportivo em atletismo para as Faculdades e universidades. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Exercício Físico; Educação Física e Treinamento; Atletismo; Técnicas de Treinamento

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br