RESUMO
Introdução:
Atletas e entusiastas adeptos ao condicionamento físico frequentemente sofrem lesões musculares durante seus treinamentos. Essas lesões podem se agravar quando não tratadas adequadamente, gerando um acúmulo de danos teciduais graves, impedindo o desempenho físico ideal e impactando na baixa imunidade. Apesar do grande número de pesquisas sobre lesões musculares, sua vasta maioria é limitada à perspectiva patológica e há poucos estudos relacionados ao impacto específico do índice de lesão muscular esportivo corporal.
Objetivo:
Analisar os indicadores específicos corporais da lesão esportiva dedicados a evitar maiores danos em seus praticantes.
Métodos:
A microscopia eletrônica confocal de varredura a laser é a principal ferramenta de observação no estudo da lesão muscular em atletas. Nas pesquisas adicionais, um modelo animal experimental foi estabelecido. As amostras de teste eram 40 ratos machos com mais de 12 semanas de idade, divididos aleatoriamente em quatro grupos, incluiu-se o exercício em esteira, natação com 8% do peso e outros itens de treinamento esportivo.
Resultados:
Através da experiência comparativa de três indicadores, constata-se que o dano muscular tem um impacto generalizado sobre todo corpo, particularmente nos indicadores do soro sanguíneo. O período de uma hora após a lesão é considerado como o mais impactante. No entanto, os sintomas diminuem após 24 horas.
Conclusão:
Como principal ferramenta de observação neste experimento, o microscópio mostrou sua boa perspectiva de aplicação no campo da biomedicina. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Diagnóstico por Imagem; Lesões Esportivas; Modelos Animais