Acessibilidade / Reportar erro

POLIMORFISMO ADRB2 GLN27GLU ASSOCIADO A INDICADORES DE ADIPOSIDADE E IL-10 EM ADOLESCENTES

RESUMO

Introdução:

Estudos de associação entre a obesidade e fatores genéticos têm demonstrado a significativa contribuição de polimorfismos relacionados à distribuição de gordura corporal e processo inflamatório subclínico.

Objetivo:

Investigar a associação entre os genótipos do polimorfismo Gln27Glu do gene ADRB2 e indicadores de adiposidade, marcadores inflamatórios, parâmetros metabólicos e de aptidão física em adolescentes com excesso de peso.

Métodos:

Participaram 44 adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 13 e 17 anos, com diagnóstico clínico positivo de excesso de peso, divididos em dois grupos conforme os genótipos do polimorfismo Gln27Glu do gene ADRB2: a) Grupo de portadores do alelo 27Glu (Gln27Glu/Glu27Glu) (n=22); b) Grupo de não portadores do alelo 27Glu (Gln27Gln) (n=22). Ambos os grupos foram avaliados quanto à composição corporal, maturação sexual, variáveis de aptidão cardiorrespiratória e indicadores de força muscular. Foram dosados glicemia e insulina basais, perfil lipídico e perfil inflamatório. As adiposidades abdominais subcutânea e visceral foram avaliadas através de ultrassonografia. A genotipagem do polimorfismo Gln27Glu do gene ADRB2 foi realizada através do ensaio de discriminação alélica Taqman.

Resultados:

A frequência genotípica encontrada foi: Gln/Gln (n=22) (50,0%), Gln/Glu (n=18) (41,0%) e Glu/Glu (n=4) (9,0%). A frequência do alelo do 27Glu foi de 29,5%. O grupo de adolescentes portadores do alelo 27Glu do gene ADRB2 apresentou maiores médias de indicadores de adiposidade (circunferência abdominal, massa gorda troncular e gordura visceral), assim como menores concentrações de IL-10 quando comparados aos não portadores.

Conclusões:

O alelo 27Glu apresentou associação com os indicadores de adiposidade em adolescentes com excesso de peso, assim como a gordura abdominal subcutânea demonstrou relação inversa com as variáveis inflamatórias e o consumo máximo de oxigênio, podendo resultar em maiores prejuízos à saúde. Nível de evidência III; Estudo de caso-controle.

Descritores:
Polimorfismo genético; Obesidade abdominal; Aptidão física; Sobrepeso; Adolescentes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br