Acessibilidade / Reportar erro

MÉTODO DE TREINAMENTO DE FORÇA PARA TENISTAS

RESUMO

Introdução:

O tênis é um esporte altamente técnico e qualquer erro no treinamento de força de seus praticantes pode gerar impactos exponenciais na competição. Uma revisão e análise oportuna da biomecânica dos tenistas ajudará a entender melhor o sistema de treino e revelar as bases para a formulação de estratégias de treinamento esportivo científico no futuro.

Objetivo:

Analisa o efeito de diferentes métodos de treinamento de força para elaborar o melhor protocolo considerando a velocidade e a taxa de sucesso dos jogadores de tênis.

Métodos:

Discute-se o efeito do treinamento em 40 jogadores de tênis. Os voluntários foram divididos em grupo experimental e controle. O grupo experimental realizou um treinamento de força por 40 minutos diários, três vezes por semana. O grupo de controle continuou com o treino convencional. O ensaio durou oito semanas. A velocidade e a taxa de sucesso do treino foram testadas antes e depois do experimento.

Resultados:

Os jogadores do grupo experimental tiveram melhora significa na velocidade de saque (P<0,05). A taxa de sucesso do grupo experimental também foi significativamente aprimorada (P<0,05).

Conclusão:

O treinamento de força proposto conseguiu melhorar significativamente as taxas de sucesso a velocidade nos jogadores de tênis. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Condicionamento Físico Humano; Tênis; Atletas; Treinamento de Força

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br