Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO FÍSICO FUNCIONAL PARA A SAÚDE FÍSICA DE UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução:

Recentemente, a taxa de obesidade nas universidades chinesas tem aumentado substancialmente e os indicadores de aptidão física têm diminuído. A qualidade física dos estudantes universitários é um problema alarmante que não pode ser ignorado. Os resultados de um trabalho estruturado poderiam estabelecer uma base para que faculdades e universidades possam formular programas científicos de treinamento físico funcional.

Objetivo:

Analisar o papel do treinamento físico funcional no ensino da educação física de estudantes universitários do sexo masculino em faculdades e universidades.

Métodos:

Foram selecionados 116 estudantes voluntários do sexo masculino em 4 faculdades e universidades, divididos em dois grupos: controle e experimental. Os grupos receberam três aulas de educação física com duração de 90 minutos durante oito semanas. O grupo experimental recebeu 30 minutos adicionais de treinamento físico funcional. Os dois grupos foram testados quanto à capacidade vital, flexão sentado para frente, salto em pé à distância, corrida de 50 metros, pull-up e teste de 1000 metros. Os testes foram comparados e analisados estatisticamente.

Resultados:

Após oito semanas de treinamento, o grupo experimental foi superior ao grupo de controle em todas as medidas, exceto a flexão sentado. Os resultados apresentaram alterações significativas (P<0,01). O efeito restaurador do grupo experimental foi significativamente aprimorado. Não houve diferença significativa no peso corporal, IMC, 50 metros de corrida, salto, capacidade vital, pull-up e outros indicadores antes e depois do treinamento controle (P>0,05).

Conclusão:

As 8 semanas de treinamento físico funcional promoveram um efeito significativo na melhoria da saúde física dos estudantes universitários. O treinamento físico funcional deve ser adequadamente reforçado nas aulas de educação física universitária para melhorar a aptidão física dos estudantes. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Educação e Treinamento Físico; Aptidão Física; Saúde do Estudante; Capacidade Vital

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br