Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO EXERCÍCIO SOBRE O METABOLISMO ENERGÉTICO HUMANO EM AMBIENTES DE ALTA TEMPERATURA E UMIDADE

RESUMO

Introdução

Muitos entusiastas do exercício físico começaram a participar de esportes no ambiente de altas temperaturas nos últimos anos devido a crescente popularidade desses hábitos esportivos, embora seus estudos científicos ainda apresentem uma lacuna sobre sua segurança e efetividade.

Objetivo

Comparar as características do fornecimento de energia de oxidação de gordura e açúcar durante o exercício em ambientes de alta temperatura e umidade diferentes.

Métodos

Um total de 20 sujeitos adultos saudáveis foram expostos a exercícios de intensidade fixa durante 20 minutos a 30-33 oC, 20% de umidade relativa (RH) e 50% de RH, respectivamente.

Resultados

Sob a condição de exposição silenciosa, comparado com RH 20% e RH 50% sob alta temperatura, a oxidação do açúcar foi significativamente aumentada (P<0,01), enquanto a oxidação da gordura foi significativamente reduzida (P<0,01), e o consumo total de energia foi significativamente incrementado (P<0,01). Sob a condição de 65% de exercício de VO2max, comparado com RH 20% e RH 50% a altas temperaturas, a quantidade de oxidação do açúcar foi significativamente reduzida (P<0,05), e o consumo total de energia foi significativamente reduzido (P<0,05).

Conclusão

Sob a condição de 65% de exercício sob VO2max, no ambiente de alta temperatura e umidade controlados, o ambiente de alta temperatura e umidade média (RH 50%) consome mais energia, havendo uma maior quantidade de oxidação de açúcar. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Alta Temperatura; Consumo de Energia; Exercício Físico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br