Acessibilidade / Reportar erro

PESQUISA SOBRE O TREINAMENTO DO CORE DOS JOGADORES DE VOLEIBOL

RESUMO

Introdução:

A moderna teoria da fisiologia do exercício afirma que a força muscular do core desempenha um papel muito importante na conclusão das habilidades motoras dos atletas; o desempenho específico é estabilizar o centro de gravidade do atleta, a fonte de explosão e transmissão de potência além do seu centro de controle.

Objetivo:

Verificar o efeito dos métodos de um treinamento experimental sobre a força muscular do core em atletas de voleibol.

Métodos:

24 atletas foram divididos em grupo experimental e grupo de controle, a fim de garantir que os indicadores basais dos dois grupos antes do experimento não apresentassem comparação significativa, usando teste t de amostra independente e teste t de amostra pareada.

Resultados:

O número médio de sit-ups dos dois grupos de estudantes foi de 58,15 e 70,52n, respectivamente, os cinco indicadores básicos de estabilidade dos dois grupos foram todos significativos, e os métodos de treinamento da força no grupo experimental foram melhores do que os do grupo controle.

Conclusão:

O método experimental apresentada ajuda a melhorar a taxa de sucesso no salto do atleta. Os métodos de treinamento da força do core usados no grupo experimental em salto foram superiores aos métodos tradicionais de treinamento usados no grupo de controle. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Voleibol; Treinamento de Força; Centro Abdominal

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br