Acessibilidade / Reportar erro

O MÉTODO PREVENTIVO DA MEDICINA DO ESPORTE NO MODELO DE IMAGENS

RESUMO

Introdução:

As lesões no esporte são uma razão importante para interferir no treinamento esportivo e no exercício físico, já que não apenas levam a dor desnecessária do corpo lesado, mas também levam a emoções negativas em atletas.

Objetivo:

Estudar as características de lesões esportivas de atletas de ginástica aeróbica de alto nível competitivo na China.

Métodos:

Dados da literatura, questionário de sondagem, entrevistas especializadas, observação de campo, estatísticas matemáticas e acompanhamento fisioterapêutico foram usados.

Resultados:

Pulsos, tornozelos, cintura e joelhos são as partes lesadas com maior frequência nas atletas de ginástica aeróbica de alto nível competitivo na China. O tipo mais comum é a lesão aguda, porém a lesão crônica (48,18%) não pode ser ignorada. Noventa por cento de atletas de ginástica aeróbica de alto nível competitivo na ativa treinam com lesões, e 10% param de treinar completamente devido às lesões.

Conclusões:

Atletas devem ficar atentos a suas reservas fiscais e fortalecer seu treino físico. Devem também ficar atentos a auto supervisão, ao seu estado emocional e controlar a quantidade exercícios que praticam. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Traumatismos em atletas; Exercício físico; Ginástica

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br