Acessibilidade / Reportar erro

LESÕES ESPORTIVAS DE ESPORTES NACIONAIS TRADICIONAIS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução:

Existem 56 grupos étnicos na China. Muitos grupos étnicos têm os seus próprios esportes, que podem causar lesões esportivas no corpo humano.

Objetivo:

Este artigo analisa o impacto dos esportes nacionais na saúde física dos estudantes universitários, investiga as lesões esportivas mais comuns nos estudantes universitários praticantes, além de especificar medidas de prevenção e intervenção com embasamento científico.

Métodos:

312 estudantes universitários que participam regularmente em vários eventos esportivos nacionais em 10 faculdades e universidades foram voluntários de uma investigação sobre as lesões esportivas comuns sofridas no processo de participação em atividades esportivas nacionais. Analisou-se os principais fatores de lesão utilizando métodos estatísticos.

Resultados:

A investigação mostra que os erros de julgamento dos estudantes universitários quanto a acidentes, comportamentos de risco e instalações esportivas deficitárias são as principais causas de lesões esportivas. As lesões concentram-se principalmente nos membros inferiores e na cintura pélvica.

Conclusão:

A participação dos estudantes universitários em atividades esportivas nacionais é propícia à melhoria da sua saúde física e mental, porém é necessária uma atenção quanto à prevenção de fatores de lesão no processo esportivo para garantir uma participação segura e saudável nos esportes nacionais. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Esportes; Traumatismos em Atletas; Avaliação do Impacto na Saúde

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br