RESUMO
Introdução
Com o desenvolvimento contínuo do basquetebol universitário, cada vez mais estudantes universitários aderem ao esporte e as lesões esportivas resultantes também tem aumentado gradualmente, afetando a qualidade de vida e o desempenho nos estudos.
Objetivo
Analisar as lesões esportivas mais comuns e oferecer soluções visando a prática segura do basquetebol universitário.
Métodos
Este artigo estuda por meio de entrevistas e revisão literária as lesões no basquetebol dos estudantes universitários, analisa as principais causas das lesões no esporte e apresenta as contramedidas correspondentes para promover o desenvolvimento seguro do ensino esportivo em faculdades.
Resultados
As principais lesões encontradas foram durante o treino, excesso de força e preparo inadequado. O trabalho muscular deficitário também está associado a maior parte dessas lesões.
Conclusão
O basquetebol é um esporte altamente competitivo, muito popular nos campi universitários. É um esporte que pode exercitar e enriquecer a vida extracurricular dos estudantes universitários, requerendo de seus praticantes uma maior atenção na fase de aquecimento pré-treino e fortalecimento muscular paralelo para redução das suas principais lesões em universitários. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Basquetebol; Exercício Físico; Traumatismos em Atletas; Prevenção de Acidentes