Acessibilidade / Reportar erro

MUDANÇAS NO SORO CARDÍACO TROPONINA I EM TESTES DE EXERCÍCIOS DE ESTRESSE E APÓS O EXERCÍCIO

RESUMO

Introdução:

A troponina cardíaca (CTN) tem uma alta especificidade orgânica, o que indica que lesões do miocárdio estão presentes. No entanto, vale observar que seu aumento não sugere que o miocárdio, necessariamente, apresenta necrose isquêmica.

Objetivo:

Observar as mudanças no conteúdo do soro kerocalino I (CTNI) após o exercício, explorar os efeitos do treino de exercícios nos hematócitos e que causam danos ao estimulo celular do miocárdio.

Métodos:

18 ratos foram divididos em três grupos neste estudo, e três exercícios foram conduzidos separadamente.

Resultados:

Após seis semanas de treino com exercícios, o número de células vermelhas no sangue aumentou, e o conteúdo de troponina I (CTNI) no soro também aumentou consideravelmente. O soro CTNI do grupo descartável de alta força foi consideravelmente mais alto do que o do grupo imóvel (P <0,001). O nível CTNI de soro no grupo de exercícios de seis semanas foi significativamente mais alto do que aquele do grupo imóvel (P <0,001), mas o nível CTNI do soro entre os dois grupos de exercício não diferiu.

Conclusões:

O modelo de treino móvel usado neste estudo pode recuperar o número de células vermelhas no sangue, melhorar a capacidade sincrônica do sangue e auxiliar no aumento da capacidade aeróbica do corpo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Exercício; Teste de esforço; Anemia diseritropoiética congênita; Troponina

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br