Acessibilidade / Reportar erro

O METABOLISMO CELULAR SOB EXERCÍCIOS DE DIFERENTES INTENSIDADES NA MEDICINA DO ESPORTE

RESUMO

Introdução:

A cartilagem articular é uma estrutura essencial para o suporte de peso e movimento de juntas. Quando a articulação está constantemente sob estímulos mecânicos específicos, a osteoartrite (OA) pode resultar, envolvendo inclusive a cartilagem articular. O esporte pode afetar a espessura da cartilagem articular, a morfologia da superfície da cartilagem e o metabolismo celular da cartilagem.

Objetivo:

Este estudo analisa o metabolismo celular do tecido cartilaginoso do joelho com exercícios de diferentes intensidades.

Métodos:

Dividimos 40 ratos em quatro grupos de acordo com a intensidade do exercício. O grupo de controle praticou exercícios livremente, enquanto o grupo experimental exercitou com diferentes intensidades. Após oito semanas de exercícios, extraímos a cartilagem da junta do joelho para observar seu metabolismo celular.

Resultados:

Descobrimos que a superfície cartilaginosa dos ratos se desenvolveu após o exercício, e que a espessura da camada de cartilagem aumentou muito mais do que aquela dos ratos sem exercício.

Conclusão:

Exercícios de diferentes intensidades tem diferentes efeitos no metabolismo de células cartilaginosas nas juntas de joelhos de ratos. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Esportes; Articulação do joelho; Cartilagem articular

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br