Acessibilidade / Reportar erro

CAPACIDADE AERÓBIA DE ADULTOS E IDOSOS CHILENOS: PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO POR PERCENTIS REGIONAIS

RESUMO

Introdução

A aptidão aeróbia é importante preditor que contribui com a preservação da independência funcional à medida que se envelhece. Sua mensuração transforma-se em ferramenta fundamental na identificação de múltiplos problemas de saúde.

Objetivo

Comparar a capacidade aeróbia de adultos e idosos com estudos internacionais e desenvolver percentis por faixas etárias, utilizando o método LMS.

Métodos

Elaborou-se um estudo descritivo transversal com 1.146 sujeitos (437 homens e 709 mulheres). A faixa etária da amostra variou de 50 a 84 anos. Os sujeitos avaliados eram oriundos dos programas de atividade física oferecidos pelo Instituto Nacional de Desporto (IND) e pela prefeitura de Talca (Chile). Avaliaram-se massa corporal, estatura, saturação de oxigênio (SatO2), teste de caminhada de 6 minutos e pressão arterial diastólica e sistólica. Calculou-se o índice de massa corporal (IMC) para ambos os sexos. Utilizou-se o método LMS para propor a distribuição percentílica.

Resultados

A capacidade aeróbia diminui com o decorrer da idade (28,5% para os homens e 29,9% para as mulheres). Houve relação negativa entre a idade e o teste de caminhada de 6 minutos (homens: r = -0,13; mulheres: r = -0,39). Observou-se discrepância entre os idosos do presente estudo com os de estudos internacionais. Os dados normativos para a classificação da aptidão aeróbia foram expressos em percentis (p3, p5, p10, p15, p25, p50, p75, p85, p90, p95 y p97).

Conclusão

Os idosos diminuem o desempenho aeróbio conforme a idade avança. Os presentes resultados diferem dos estudos internacionais, o que motivou o desenvolvimento dos percentis para classificar a aptidão aeróbia em situações cotidianas, especialmente em locais com poucos recursos e principalmente onde os testes de campo são considerados prioritários para avaliação física em larga escala. Nível de evidência II; Estudos diagnóstico - investigação de teste diagnóstico.

Exercício; Idoso; Teste de caminhada; Teste de esforço

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br