Acessibilidade / Reportar erro

ESPECIFICIDADE E DIVERSIDADE DAS HABILIDADES ATLÉTICAS ENTRE GINASTAS PROFISSIONAIS

RESUMO

Introdução

A ginástica esportiva exige que os atletas tenham uma aptidão física excepcional. Distintos métodos de treinamento específicos, quando dominados, podem elevar a capacidade funcional e habilidades atléticas dos profissionais. Desta forma, os atletas podem desempenhar melhor suas capacidades na competição.

Objetivo

Analisar os métodos de treinamento físico dos ginastas. Paralelamente, este trabalho analisa o impacto dos métodos de treinamento funcional na aptidão física e no desempenho de competição dos ginastas.

Métodos

Este trabalho seleciona vários ginastas como objetos de pesquisa. Os ginastas foram divididos aleatoriamente em dois grupos (grupos experimentais e grupos de controle). O grupo experimental utilizou o treinamento funcional. O grupo de controle utilizou métodos tradicionais de treinamento. Este artigo testa e registra a aptidão física dos atletas antes e depois do treinamento. O método de estatística matemática permite analisar os dados coletados, posteriormente discutidos.

Resultados

Houve uma grande diferença no índice de aptidão física entre os grupos experimental e controle (P<0,05).

Conclusão

O treinamento funcional ajuda a melhorar o desempenho físico dos ginastas. Os programas de treinamento funcional podem efetivamente aprimorar a resposta da musculatura fásica, influenciando positivamente na agilidade motora. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Aptidão física; Ginástica; Atletas; Condicionamento Físico Humano

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br