Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DO EXERCÍCIO NA REABILITAÇÃO PRECOCE DE PACIENTES COM DESORDENS NEUROLÓGICAS

RESUMO

Introdução:

O infarto cerebral agudo refere-se à deficiência do fornecimento de sangue para o cérebro e ao dano da função tecidual.

Objetivo:

Estudar o efeito do treinamento físico na reabilitação precoce de pacientes com hemiplegia tratados no departamento de neurologia.

Métodos:

Foram estudados 96 pacientes com hemiplegia por infarto cerebral agudo. De acordo com a ordem de admissão, 96 pacientes foram divididos em grupo controle e grupo recuperação precoce, com 48 pacientes em cada grupo.

Resultados:

Antes da reabilitação precoce, não havia significância estatística nos escores NIHSS e FUGL-Meyer entre os dois grupos (P > 0,05). Depois da reabilitação precoce, o escore NIHSS do grupo reabilitação precoce foi menor do que o escore antes da reabilitação precoce e o escore do grupo controle, enquanto o escore FUGL-Meyer foi maior do que antes da reabilitação precoce e do grupo controle (P < 0,05). Antes da reabilitação precoce, não houve diferença significativa no escore GQOLI-74 entre os dois grupos (P > 0,05). Depois da reabilitação precoce, o escore GQOLI-74 foi maior no grupo reabilitação precoce do que antes da reabilitação precoce e no grupo controle (P < 0,05).

Conclusões:

O efeito clínico do treinamento de reabilitação precoce em pacientes com infarto cerebral agudo com hemiplegia é significativo e pode melhorar ainda mais o tratamento clínico dos pacientes e sua qualidade de vida. Nível de Evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Esportes; Hemiplegia; Reabilitação

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br