Acessibilidade / Reportar erro

RESPOSTAS DE CONTROLE CARDIOVASCULAR EM TESTES DE ESTRESSE DE EXERCÍCIOS DE ALTA INTENSIDADE

RESUMO

Introdução:

Exercícios de alta intensidade são um importante fator para alcançar o melhor efeito de exercícios, e está estreitamente ligado a segurança e reabilitação do paciente.

Objetivo:

Investigar os efeitos de exercícios de alta intensidade na resposta cardiovascular e no metabolismo de substâncias e energia.

Métodos:

50 estudantes do sexo masculino em uma universidade foram selecionados. A idade média dos sujeitos do estudo era de 23 anos. Processo do experimento: Antes de iniciar, primeiramente, cada estudante fez aquecimentos de rotina. Após, colocaram o equipamento experimental e começaram a correr 100 metros. Ao mesmo tempo, a frequência cardíaca, parâmetros de oxigenação do sangue e tempo do exercício foram registrados. Após passar a linha de chegada, continuou-se a registrar a frequência cardíaca e os parâmetros de oxigenação do sangue por um tempo.

Resultados:

O metabolismo anaeróbico foi a atividade principal na corrida de 100 metros. Nos sete segundos após o início da corrida, há um processo ácido não láctico sem a metabolização de oxigênio e a curva de saturação de oxigênio do músculo apresenta pouca alteração.

Conclusões:

Exercícios de alta intensidade no treinamento esportivo e o exercício físico pode levar à variabilidade reduzida de frequência cardíaca. O aumento na incidência de várias arritmias deve se basear na situação real de movimento do sujeito e um manejo razoável da intensidade da carga do exercício. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descriptores:
Fisiologia; Treinamento Intervalado de Alta Intensidade; Exercicio Físico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br