Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DA NATAÇÃO SOBRE A CAPACIDADE CARDIOPULMONAR EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução:

Acredita-se que o fortalecimento da função cardiopulmonar possa reduzir os riscos à saúde causados pelo vírus COVID-19, sendo a natação uma prática que poderia beneficiar seus praticantes durante o contexto epidêmico.

Objetivo:

Estudar o efeito da natação sobre a capacidade cardiopulmonar dos estudantes universitários sob o contexto da COVID-19.

Métodos:

Um total de 60 voluntários em três grupos foram treinados duas vezes por semana durante uma hora cada, durante 12 semanas. Entre eles, o grupo de natação A realizou exercícios de estilo livre, o grupo de natação B realizou exercícios de bruços, e o grupo de controle realizou atividades de leitura ou outro estudo, focando principalmente em manterem-se sentados.

Resultados:

A capacidade cardiopulmonar do grupo A e B foi melhorada, enquanto que a capacidade cardiopulmonar do grupo de controle sofreu poucas alterações. Isto mostra que o treinamento de natação pode efetivamente melhorar a capacidade cardiopulmonar dos estudantes universitários.

Conclusão:

O treinamento adequado de natação pode melhorar a capacidade cardiopulmonar dos estudantes universitários, otimizar sua aptidão física, no contexto da COVID-19. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
COVID-19; Natação; Aptidão Física

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br