Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTOS DA COVID-19 SOBRE O ESPORTE DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução:

Os estudantes perceberam a importância da educação física após a epidemia da COVID-19 e tem aumentado a demanda da busca por um estilo de vida saudável mesmo durante o período de isolamento doméstico. Em contraste, o atual sistema de educação física nas faculdades e universidades não atende às demandas reais dos seus estudantes, demonstrando uma barreira entre o ensino e a aprendizagem.

Objetivo:

Estudar o estilo de vida e os hábitos esportivos dos estudantes durante a epidemia da COVID-19.

Métodos:

Foi realizado um questionário online para investigar e analisar o ambiente de exercícios em casa, o estilo de vida e práticas de exercício, além da psicologia do exercício sobre os estudantes durante a COVID-19. Um total de 1274 questionários válidos foram obtidos. Os dados dos questionários foram inseridos, classificados e analisados, sendo as figuras relevantes desenhadas e discutidas.

Resultados:

Notou-se que os estudantes majoritariamente preferiam equipamentos de exercício externos e atividades com as mãos livres fora de casa. Esse quadro inverteu-se durante a epidemia da COVID-19, onde os estudantes preferiram equipamentos para uso interno. Em termos de programa de exercícios, é necessário um programa de exercícios eficaz para permitir que as pessoas façam exercícios físicos eficazes durante o isolamento doméstico.

Conclusão:

Os professores de educação física nas faculdades e universidades devem selecionar o meio certo de aptidão física, de modo a combinar esportes e vida esportiva que possam ser praticados em domicílio, de acordo com a situação real dos alunos e suas demandas psicológicas. Deve-se dar aos alunos uma melhor experiência esportiva durante o processo de quarentena, estimulando para que se mantenham positivos e com boa qualidade física, visando um fortalecimento da imunidade e redução do risco de infecção pela COVID-19. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
COVID-19; Educação Física e Treinamento; Estudantes; Estilo de Vida

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br