Acessibilidade / Reportar erro

TREINO DE APTIDÃO FÍSICA BASEADO NA CAPACIDADE AERÓBICA EM ANIMADORAS DE TORCIDA

RESUMO

Introdução:

A popularidade do esporte de animação de torcida tem se tornado cada vez mais relevante embora o conhecimento científico e os programas de treinamento específicos de aptidão física ainda careçam de pesquisas formais.

Objetivo:

Estabelecer um sistema científico de treinamento de aptidão física baseado na capacidade aeróbica pelo consumo de oxigênio do exercício nas animadoras de torcida.

Métodos:

As alunas universitárias do clube de animadoras de torcida do Colégio de Educação Física do último ano de faculdade foram divididas aleatoriamente em grupos para experimento de treino em 60% e 80% de capacidade aeróbica. O consumo máximo de oxigênio das voluntárias determinou o padrão de julgamento. O experimento durou 6 semanas, com intervenções de 60 minutos, três vezes por semana. Os resultados dos testes de aptidão física efetuados antes e após a intervenção foram analisados estatisticamente e discutidos.

Resultados:

O exercício com índice de 80% VO2max demonstrou uma melhor capacidade para aprimorar a aptidão física geral. Ainda assim, foram observados alguns desvios em termos de melhoria da qualidade física nas animadoras de torcida.

Conclusão:

O sistema científico de treinamento físico pode ser estabelecido, demonstrando que o treino de aptidão física baseado na capacidade aeróbica das animadoras de torcida pode efetivamente melhorar o treinamento físico, principalmente com o índice a 80% VO2max. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Aptidão Física; Treino Aeróbico; Condicionamento Físico Humano

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br