Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO POR ELEVAÇÃO PROGRESSIVA DE CARGA EM JOVENS JOGADORES DE FUTEBOL

RESUMO

Introdução:

Entre as características principais do futebol estão o longo tempo de competição e a sua intensidade, seus atletas alternam entre ataque e defesa rapidamente, executando distintas intensidades de exercício, exigindo um elevado nível de condicionamento físico.

Objetivo:

Verificar os impactos do treinamento com elevação progressiva de carga nos jovens atletas de futebol.

Métodos:

Foram selecionados 50 alunos da turma especial de futebol 2019 da Escola de Educação Física como voluntários para o experimento. Eles foram divididos aleatoriamente em grupo experimental e controle. O grupo experimental recebeu um programa de treinamento físico com elevação progressiva de carga enquanto o grupo controle recebeu um programa de treinamento convencional. O experimento durou 45 minutos diários, três vezes por semana, durante 10 semanas. O índice de aptidão física foi verificado antes e após o experimento, os dados foram analisados estatisticamente para verificar a influência do treinamento especial de elevação progressiva de carga no treinamento físico dos jovens jogadores de futebol e a viabilidade da sua aplicação no treinamento físico.

Resultados:

Os escores dos índices dos testes de salto vertical e corrida rápida de 30m foram ligeiramente superiores aos do grupo controle (P>0,05). As pontuações médias do grupo experimental e do grupo controle foram 15,02 e 15,56, e os desvios padrão foram 1,07 e 0,93, respectivamente.

Conclusão:

O desempenho do experimento em testes de velocidade, força, agilidade e resistência evidenciaram melhoras em graus variados, entre eles, os indicadores de resistência e sensibilidade mostraram diferenças significativas, indicando que o treinamento físico por elevação progressiva de carga pode efetivamente promover o desenvolvimento de resistência e agilidade em jovens jogadores de futebol. Nível de evidência II;Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Futebol; Resistência Física; Educação Física e Treinamento

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br