Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTOS DE CARGAS NO TREINAMENTO MUSCULAR SOBRE A APTIDÃO FÍSICA DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução:

Em detrimento da supervalorização da educação intelectual contemporânea, o condicionamento físico dos estudantes universitários tem se tornado precário. Este déficit gradual requer soluções inovadoras visando inibir os impactos negativos à qualidade física que inevitavelmente repercutiram sobre a capacidade de aprendizagem dos estudantes.

Objetivo:

Verificar os impactos de cargas variadas no exercício de força muscular sobre os estudantes universitários e sua repercussão prática sobre o desenvolvimento diversificado das aulas de educação física.

Métodos:

Foram selecionados 90 estudantes universitários de áreas não esportivas, sedentários e sem doenças físicas, divididos em grupo experimental 1 com carga de média intensidade, grupo experimental 2 com carga de baixa intensidade e grupo de controle. Antes e depois do experimento, os indicadores de aptidão física relevantes foram avaliados, e finalmente os dados foram integrados estatisticamente e analisados.

Resultados:

O grupo 1 aumentou de 52,25 ± 5,57kg antes do treinamento para 54,56 ± 6,02kg, com uma mudança muito significativa; o grupo experimental 2 aumentou de 53,32 ± 4,89kg antes do treinamento para 54,21 ± 5,22kg, apresentando alteração também muito significativa.

Conclusão:

Estabelecer a intensidade do treinamento muscular de carga no treinamento muscular de forma científica e racional pode melhorar a qualidade física e a força muscular dos estudantes universitários, além de promover o desenvolvimento sadio e coordenado da qualidade psicológica e física desses estudantes. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Exercício Físico; Aptidão Física; Programa de Fortalecimento por Carga de Peso

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br