RESUMO
Introdução:
Em detrimento da supervalorização da educação intelectual contemporânea, o condicionamento físico dos estudantes universitários tem se tornado precário. Este déficit gradual requer soluções inovadoras visando inibir os impactos negativos à qualidade física que inevitavelmente repercutiram sobre a capacidade de aprendizagem dos estudantes.
Objetivo:
Verificar os impactos de cargas variadas no exercício de força muscular sobre os estudantes universitários e sua repercussão prática sobre o desenvolvimento diversificado das aulas de educação física.
Métodos:
Foram selecionados 90 estudantes universitários de áreas não esportivas, sedentários e sem doenças físicas, divididos em grupo experimental 1 com carga de média intensidade, grupo experimental 2 com carga de baixa intensidade e grupo de controle. Antes e depois do experimento, os indicadores de aptidão física relevantes foram avaliados, e finalmente os dados foram integrados estatisticamente e analisados.
Resultados:
O grupo 1 aumentou de 52,25 ± 5,57kg antes do treinamento para 54,56 ± 6,02kg, com uma mudança muito significativa; o grupo experimental 2 aumentou de 53,32 ± 4,89kg antes do treinamento para 54,21 ± 5,22kg, apresentando alteração também muito significativa.
Conclusão:
Estabelecer a intensidade do treinamento muscular de carga no treinamento muscular de forma científica e racional pode melhorar a qualidade física e a força muscular dos estudantes universitários, além de promover o desenvolvimento sadio e coordenado da qualidade psicológica e física desses estudantes. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Exercício Físico; Aptidão Física; Programa de Fortalecimento por Carga de Peso