Acessibilidade / Reportar erro

O SISTEMA CIENTÍFICO DO EQUILÍBRIO DO CORE HUMANO NOS ESPORTES

RESUMO

Introdução:

O cérebro humano controla o equilíbrio do corpo, agindo sobre seus tecidos musculares e, assim, controlando o equilíbrio de seu centro de gravidade.

Objetivo:

Analisar seis indicadores que afetam a capacidade do cérebro de controlar o equilíbrio do corpo, avaliar áreas musculares relevantes do corpo humano, e provar que atividade física voltada à força pode melhorar o equilíbrio do corpo.

Métodos:

Esse artigo selecionou como amostra jovens estudantes universitários com preparo físico similar, e analisou quais fatores afetam de maneira relevante a força e o equilíbrio do corpo por meio de modelos estatísticos.

Resultados:

Treinamentos de força podem efetivamente melhorar o equilíbrio do corpo quando de pé.

Conclusão:

Treinar o cérebro para controlar o corpo significa, principalmente, treinar a força, a estabilidade, o equilíbrio, e outras capacidades dos tecidos musculares humanos. O uso dessa metodologia de atividade física pode efetivamente aprimorar a estabilidade do corpo humano. O treinamento direcionado também pode melhorar a capacidade do cérebro de controlar o equilíbrio do corpo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação do resultado de tratamentos.

Descritores:
Treinamento de força; Esportes; Metodologia de Avaliação

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br