RESUMO
Introdução:
O bom desempenho dos estudantes universitários depende diretamente de sua integridade física, que está subordinada a uma boa aptidão física e resistência cardiopulmonar. Acredita-se que o treinamento aeróbico, uma adaptação ao aumento progressivo da resistência física, possa trazer benefícios aos estudantes universitários.
Objetivo:
Estudar se a prática do treinamento aeróbico pode afetar a aptidão física e a resistência cardiopulmonar dos estudantes universitários.
Métodos:
Através de comparação experimental, a aptidão física e a resistência cardiopulmonar dos alunos da classe optativa de aeróbica e da classe optativa de atletismo universitário foram comparadas. Os índices corporais foram mensurados antes e após a intervenção, trabalhados estatisticamente e discutidos conforme a literatura.
Resultados:
Houveram alterações significativas no tempo de corrida 50 metros pelos estudantes universitários da classe eletiva de aeróbica, de 9,24±1,71 para 7,81±2,02, a de cinco metros foi de 11,56±1,03 para 7,87±0,23, o salto em pé foi de 156,92±14,79 para 170,56±19,93, e a flexão em posição sentada de 14,07±1,98 para 17,52±3,79. Essas alterações acompanharam as mudanças de resistência cardiorrespiratória na classe eletiva de aeróbica, enquanto as mudanças dos indicadores em alunos na classe eletiva de atletismo não foram tão evidentes.
Conclusão:
O treinamento em aeróbico mostrou um impacto positivo sobre a qualidade física geral, incluindo elevação dos índices de aptidão física e da resistência cardiopulmonar nos estudantes universitários. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Exercício Aeróbico; Aptidão Física; Aptidão Cardiorrespiratória