RESUMO
Introdução:
O esporte é muito importante na vida de crianças e adolescentes, pois traz inúmeros benefícios físicos, psicológicos e sociais.
Objetivo:
O objetivo do estudo foi investigar os efeitos sobre a aptidão física de um programa de exercícios com ênfase no ensino do voleibol para adolescentes do sexo feminino com sobrepeso e obesidade.
Métodos:
Participaram 25 adolescentes voluntárias com idade entre 13 e 14 anos, das quais 11 tinham sobrepeso ou eram obesas para análise estatística. Foram realizadas avaliações antropométricas e de capacidade física antes e depois de 12 semanas de atividades relacionadas ao voleibol.
Resultados:
Verificou-se aumento de estatura e envergadura e redução da circunferência da cintura, não ocorrendo diferenças significativas no peso corporal, no IMC, na circunferência do braço e na dobra cutânea tricipital. Houve aumento de flexibilidade no teste de sentar-e-alcançar, do número de abdominais e da distância do salto horizontal; verificou-se redução do tempo do teste de quadrado e do tempo da corrida de 20 metros, não ocorrendo diferenças significativas no arremesso de Medicine Ball e no teste de corrida de 6 minutos.
Conclusão:
Conclui-se que o programa de ensino de voleibol beneficiou a aptidão física das adolescentes com sobrepeso e obesidade. Nível de evidência II; ECR de menor qualidade (por exemplo, <80% de acompanhamento, sem mascaramento do código de randomização ou randomização inadequada).
Descritores:
Adolescência; Escola; Voleibol; Saúde