Acessibilidade / Reportar erro

EFFECTS OF HIGH-INTENSITY INTERVAL TRAINING ON THE ANAEROBIC CAPACITY OF WRESTLERS

RESUMO

Introdução

Desde que o experimento anaeróbico Wingate foi proposto nos anos 70, ele passou a ser utilizado como um importante método de detecção para avaliar a capacidade esportiva de alta potência dos atletas, o efeito do treinamento e o método de treinamento. Com isso, ele é frequentemente usado para medir e avaliar a capacidade de trabalho anaeróbico do corpo humano.

Objetivo

Analisar os efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade sobre a capacidade anaeróbica dos lutadores livres masculinos.

Métodos

Foram selecionados lutadores profissionais de uma faculdade de esportes, além de 30 estudantes universitários graduados em educação física em uma faculdade de esportes para comparar o teste de potência anaeróbica.

Resultados

Quando avaliado pelo experimento anaeróbico Wingate, o nível de valor da potência anaeróbica dos efeitos do treinamento é melhor refletido nos primeiros 10 segundos de luta livre do experimento anaeróbico. O Wingate de 30 segundos reflete principalmente o efeito do treinamento de luta livre na potência anaeróbica humana, mas a avaliação da capacidade anaeróbica desde período não foi evidenciada.

Conclusão

O experimento anaeróbico Wingate é um método importante para avaliar o nível de treinamento da luta livre, podendo ser utilizado como base para avaliar o efeito do treinamento e o nível da luta livre. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Treinamento Intervalado de Alta Intensidade; Exercício Físico; Treino Aeróbico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br