Acessibilidade / Reportar erro

Aplicabilidade do índice adiposidade corporal na estimativa do percentual de gordura de jovens mulheres brasileiras

Applicability of body adiposity index in estimating body fat of young brazilian women

Aplicabilidad del índice de adiposidad corporal en la estimativa del porcentual de grasa de jóvenes mujeres brasileñas

INTRODUÇÃO:

A estimativa da composição corporal é um campo de estudo importante no prognóstico e diagnóstico de enfermidades degenerativas.

OBJETIVO:

Analisar a aplicabilidade do Índice de adiposidade corporal (IAC) e o método de dobras cutâneas.

MÉTODOS:

A amostra foi constituída por 19 adultas jovens com média de idade 24,53 ± 2,65 anos, submetidas à avaliação antropométrica (circunferências e dobras cutâneas) e absorsiometria por dupla emissão de raio X (DXA). Os valores estimados foram comparados ao valor de referência por meio do teste t pareado e pela análise do nível de associação entre os métodos pela correlação de Pearson; o nível de significância foi p < 0,05.

RESULTADOS:

Não apontaram diferenças significativas entre o percentual de gordura estimado pelo IAC e os valores de referência, porém, tiveram nível de associação moderado (r = 0,627). No entanto, o método de dobras cutâneas apresentou diferença estatística significante (p > 0,05) com nível de associação forte (r = 0,879).

CONCLUSÃO:

Embora o IAC não apresente diferença para os valores estimados, fica evidente a necessidade de mais estudos sobre a aplicabilidade do método na população brasileira.

composição corporal; mulheres; pregas cutâneas


Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br