Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO FÍSICO DE ALTA INTENSIDADE PARA ATLETAS DE BOXE CHINÊS

RESUMO

Introdução:

As atividades e competições relacionadas a boxe chinês continuam crescendo após a sua visibilidade como a quintessência nacional da tradição chinesa. Visando melhorar efetivamente a sua qualidade e eficiência, faz-se necessário um método de treinamento específico para os seus praticantes.

Objetivo:

Desenvolver um método de treinamento físico de alta intensidade específico para atletas de boxe chinês.

Métodos:

Foram voluntários dessa pesquisa 130 atletas, divididos aleatoriamente em grupo experimental e no grupo de controle, ambos grupos treinados duas vezes por semana às segundas e quintas-feiras, cada um treinando 90 minutos, por um total de 8 semanas. Ao grupo experimental foi direcionado o protocolo de treinamento físico de alta intensidade específico para o esporte enquanto o grupo controle praticou o treinamento tradicional. Os dois grupos foram submetidos a uma análise comparativa dos indicadores de aptidão física específicos do boxe chinês.

Resultados:

O grupo experimental mostrou uma melhora significativa no teste após o experimento, com um aumento de 12,32% de eficiência em comparação com o grupo controle. Os resultados do grupo controle não evidenciaram melhora estatística, apresentando ligeira diminuição, com uma taxa de diminuição de −0,58%.

Conclusão:

Após oito semanas de treinamento, o protocolo de treinamento físico e alta intensidade direcionado para os atletas de boxe chines apresentou um impacto significativo na flexibilidade e força de seus praticantes, sendo recomendada a sua utilização. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Educação Física e Treinamento; Atletas; Aptidão Física; Boxe

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br