Acessibilidade / Reportar erro

CARACTERÍSTICAS DA CARGA CORPORAL DO TREINAMENTO FÍSICO EM JOGADORES DE FUTEBOL

RESUMO

Introdução:

O treino excessivo no futebol é causado por um desequilíbrio entre a carga corporal, o estresse e a recuperação. O treinamento físico não científico de alto volume e as partidas contínuas de futebol de alta intensidade costumam ser as principais razões do treinamento excessivo dos atletas.

Objetivo:

Este artigo explora as características das mudanças de função física dos jogadores de futebol durante um ciclo completo de treinamento.

Métodos:

Usamos métodos experimentais para analisar as mudanças nas características de carga física de jogadores de futebol durante o treinamento de alta intensidade.

Resultados:

Os indicadores de creatina quinase, nitrogênio da ureia sanguínea e transporte de oxigênio não significativamente durante o treinamento de futebol. A testosterona e o cortisol aumentam gradualmente com o aumento da carga dos exercícios.

Conclusões:

No treinamento de futebol, precisamos organizar razoavelmente o volume total do exercício, sua intensidade e o tempo de intervalo dos atletas, de acordo com a adaptabilidade física e habilidade atlética do treinador, e com medidas de recuperação nutricional e de entusiasmo. Esses métodos podem melhorar ou aprimorar a função física dos jogadores de futebol. Nível de Evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Futebol; Atletas; Exercício; Condicionamento físico humano

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br