Acessibilidade / Reportar erro

DIAGNÓSTICO CLÍNICO E OTIMIZAÇÃO NO TREINAMENTO PARA LESÕES ESPORTIVAS NO JOELHO

RESUMO

Introdução:

A articulação do joelho é um dos locais com maior estresse mecânico nos membros inferiores. A sobrecarga gerada por impactos, os golpes por quedas e torções em colisão podem gerar danos teciduais incapacitantes e de difícil recuperação. Embora careça de diagnósticos clínicos, alguns estudos têm apontado que a implementação do treinamento funcional na reabilitação pode reduzir o período de incapacitação e os efeitos deletérios da imobilização.

Objetivo:

Estudar o diagnóstico clínico e a otimização no treinamento para lesões esportiva do joelho.

Métodos:

Este experimento utiliza o método de comparação intragrupo. O método utilizado no experimento é o protocolo de um treinamento de reabilitação direcionado a articulação do joelho, com foco na força e equilíbrio muscular do quadríceps. O ciclo de treinamento é de 6 vezes por semana, durante 1 mês.

Resultados:

A otimização no treinamento do exercício evidenciou uma boa melhora na capacidade de funcional e condição de dor, refletindo na melhoria da capacidade de equilíbrio dos atletas. Após a otimização do treinamento, 9 dos 12 atletas se recuperaram completamente, e 3 atletas melhoraram significativamente.

Conclusão:

Os treinadores devem acatar as ordens de reabilitação física e combiná-las com a situação real dos atletas, tipos esportivos, entre outros fatores, projetando o modo esportivo adequado aos atletas, visando promover a otimização do treinamento e reduzir as lesões esportivas nas articulações. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Traumatismos do Joelho; Lesões Esportivas; Diagnóstico Clínico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br