Acessibilidade / Reportar erro

LESÕES ARTICULARES NAS ARTES MARCIAIS E SUAS MEDIDAS PREVENTIVAS

RESUMO

Introdução:

Os atletas de artes marciais são altamente propensos a lesões articulares durante o treinamento ou em eventos esportivos. Essas lesões podem afetar o desempenho profissional, além de causar danos psicológicos deletérios aos atletas.

Objetivo:

Explorar a condição atual das lesões articulares nas artes marciais propondo medidas preventivas eficazes.

Métodos:

Atletas de artes marciais foram selecionados para avaliar os tipos de lesões articulares e o método do treinamento na reabilitação dessas lesões (n=32). Eles foram divididos aleatoriamente em grupo experimental e grupo de controle. O grupo experimental recebeu um protocolo específico de treinamento preventivo funcional baseado nos achados científicos atualizados, enquanto o grupo controle recebeu o treinamento físico tradicional. Foram efetuados os testes de amplitude de movimento e FMS funcional antes e após as intervenções. Comparou-se os resultados estatisticamente.

Resultados:

O tipo de lesão mais comum dos atletas nas artes marciais é a lesão articular, seguida da ligamentar e a inflamação sinovial. A probabilidade de uma lesão articular eleva-se quando os atletas estão em treinamento de ação contínua; os resultados do teste FMS dos atletas do grupo experimental foram significativamente melhorados, com um efeito muito significativo.

Conclusão:

O treinamento funcional preventivo proposto neste trabalho pode efetivamente melhorar a aptidão física dos atletas, melhorar a coordenação e estabilidade das articulações, prevenindo as lesões esportivas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Artes Marciais; Traumatismos em Atletas; Articulações; Prevenção de Acidentes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br